Em que momento devemos procurar a terapia de casal?
Os casais discutem e incompatibilizam-se. É inevitável. É preciso respeitar, aceitar diferenças, ser empático, gerir conflitos e discussões, não ver no outro a responsabilidade da própria felicidade e estar bem enquanto ser individual. É preciso ainda tempo para o casal, estilos de comunicação eficazes, afeto, intimidade, sexualidade, entre outros.
Mas, em que momento devemos procurar a terapia de casal? Quando os dois concordarem e fizer sentido para ambos, quando estiverem a atravessar um período de crise e quando sentirem vontade na continuidade da relação. A terapia de casal não deve ser apenas considerada quando o casal já se encontra à beira da rutura.
O objetivo da terapia de casal passa pela criação de um espaço de escuta, onde haja recetividade para ouvir as necessidades individuais, onde se valorize a individualidade de cada elemento no âmbito do casal. Analisando a dinâmica é mais fácil intervir e ajudar a minimizar crises, potenciando a mudança, o ajustamento e a consciencialização dos processos de casal. Trabalha-se a comunicação, avaliam-se e ajustam-se expetativas.
A terapia de casal ajudará a encontrar soluções, mesmo que, muitas vezes essa solução passe pela dissolução do casal, ou seja, é um “descobrir o caminho”, quer este passe pela manutenção da relação ou não. O objetivo passará então por uma separação menos dolorosa.