A avaliação psicológica é uma área da psicologia dirigida à compreensão de problemas pessoais, grupais, institucionais ou sociais. Nesse sentido, entre as tarefas envolvidas num processo de avaliação psicológica deve-se incluir a análise de diversos aspetos relacionados ao sujeito e ao contexto em que se está a avaliar.
O psicólogo que realiza uma avaliação psicológica dispõe de um número significativo de ferramentas (técnicas e testes) que o auxiliam a coletar as informações necessárias para a condução do processo avaliativo. Entre as ferramentas disponíveis, encontram-se as entrevistas e os instrumentos de avaliação – os testes psicométricos, cognitivos, projetivos. Porém, é importante enfatizar que os testes psicológicos são apenas ferramentas, meios para se alcançar um fim, e nunca um fim em si mesmo.
A avaliação Psicológica permite aumentar a compreensão da situação atual e estabelecer pistas para a intervenção mais adequada.
A avaliação psicológica pode ser realizada em diversas áreas:
– Avaliação da personalidade
– Avaliação neuropsicológica
– Avaliação intelectual, cognitiva e emocional
– Avaliação para fins de processos de reforma
– Avaliação de aptidão para a aprendizagem escolar
Nas crianças e adolescentes, a avaliação psicológica tem como objetivo compreender o seu funcionamento cognitivo de forma a desenvolver a intervenção mais adequada à problemática identificada.