O campo de ação dos Psicólogos da Educação é alargado e diverso e expande-se a todos os cenários onde ocorram processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. Intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social (por exemplo, escolas e outras instituições educativas, formais e não-formais, museus, estabelecimentos prisionais, centros educativos, autarquias, centros de formação profissional, serviços de reabilitação, instituições de solidariedade social, lares) +INFO
Nas crianças e adolescentes, a prática da psicologia educacional consiste especialmente a prevenção de problemas educacionais e na promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da formação, do bem-estar psicológico e da realização pessoal, sociofamiliar e socioprofissional. A sua intervenção tem como objetivo a prevenção das dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem, a promoção dos recursos pessoais dos alunos, das famílias, dos professores e da comunidade educativa, trabalhando áreas como: intervenção precoce na infância; avaliação psicológica; desenvolvimento ao longo da vida e o bem-estar psicológico; as dificuldades de aprendizagem; o sucesso escolar; intervenção vocacional; formação profissional; formação ao longo da vida. (Ver em Ordem dos Psicólogos Portugueses)
A Psicologia Educacional também atua entre os adultos e séniors. De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, o campo de intervenção da Psicologia da Educação abrange todo o ciclo vital e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos, entre os quais: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e formadores, famílias, técnicos, instituições e comunidades.
A sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa e tem como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.