Associação ES'COOL

Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção

01/09/2022
ES'COOL
Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas"

| ENQUADRAMENTO

A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das perturbações mentais ocorrem geral mente na infância ou adolescência É essencial promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde. As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde.
A promoção da saúde mental em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas. A Pós Graduação “Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção”, visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes e da saúde mental em contexto escolar. Através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde, pretende-se possibilitar um eficaz encaminhamento e uma intervenção precoce com maior eficácia em situações complexas, promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens. 
No final da pós-graduação, espera-se que os formandos tenham adquirido competências suficientes para desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental dos jovens em contexto escolar. Pretende-se assim, criar um ciclo gerador de projetos que promovam a saúde mental.
As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde. A promoção da saúde mental nas escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens e para toda a comunidade escolar, incluindo o funcionamento emocional e social e consequentemente, melhorar desempenho académico.
Com os novos desafios e rápido desenvolvimento do século XXI, a comunidade escolar enfrenta uma série de problemáticas que podem por em causa o bem-estar e a saúde mental de alunos, professores e todos agentes educativos. A preparação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde e toda a comunidade educativa é essencial para que esses desafios sejam ultrapassados.
 

 

| OBJETIVOS

A Pós Graduação “Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção”, pretende:
 
  • – Promover a saúde mental das crianças e adolescentes através da formação de professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde;
  • – Desenvolver a literacia na área da saúde mental;
  • – Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar;
  • – Promover o diálogo com encarregados de educação e outros agentes educativos sobre a saúde mental;
  • – Criação de projetos com objetivo de promover a saúde mental em contexto escolar;
  • – Serão capazes de reconhecer sinais de mal estar entre as crianças e adolescentes em idade escolar;
  • – Terão competências de metodologia de projeto, de forma a desenvolver projetos promotores de saúde mental em contexto escolar;
  • – Serão capazes de possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
  • – Serão capazes de desenvolver estratégias promotoras de saúde mental em contexto escolar.

Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas"

| DESTINATÁRIOS

  • – Estudantes finalistas e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimentos na área da promoção da saúde mental em contexto escolar;
  • – Licenciados na área da Educação, Saúde ou Ciências Sociais e Humanas.

 

| DURAÇÃO E CALENDÁRIO

  • – Total Horas – 259 horas → 159h aulas teórico-práticas 100h horas trabalho autónomo
    • – 1º Trimestre – 73 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo
    • – 2º Trimestre – 86 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo
  • – Aulas:
    • – 4ª feiras – 18h-21h
    • – Sábados – 9h-13h

 

| ESTRUTURA CURRICULAR

Módulos

ConteúdosDocenteCarga horária total/horas
 Aula Teórico/práticaTotal/UC  Trabalho
Autónomo
Introdução à Saúde Mental em Contexto EscolarImportância da Promoção da Saúde Mental nas Escolas

 

10h20h10h
Promoção da Saúde Mental nas escolas portuguesas10h
Workshop António Borges 3 
Problemáticas de Saúde Mental em Contexto EscolarPerturbações do Humor 5h10h15h
Perturbações da Ansiedade5h
Violência em Contexto Escolar5h
Outras Problemáticas (Problemas comportamentais, sexualidade, perturbações alimentares)10h
Risco e Proteção da Saúde Mental  em Contexto EscolarFatores de proteção das problemáticas de saúde mental 5h25h15h
Fatores de risco para os problemas de saúde mental5h
Impacto dos contextos (família, escola, pares) na saúde mental das crianças e adolescentes15h
Papel das Competências SocioemocionaisDefinição de competências
socioemocionais
 3h20h10h
Competências socioemocionais das crianças e adolescentes10h
Competências socioemocionais dos profissionais7h
Ciências da Felicidade nas EscolasIdentificação dos sinais de Saúde Mental 5h25h15h
Bem-Estar, Felicidade e
Otimismo
10h
Trabalhar a saúde mental em contexto escolar10h
Implementar Projeto Promotor de Saúde Mental em Contexto EscolarMetodologia de Projeto 10h 35h35h
 Boas práticas  10h
 Avaliação de projetos 5h 
 Implementação do projeto em contexto escolar  5h 
 Apresentação do projeto 5h
 Workshop Prof. Doutor Luis Picado   
 WorkshopACT /3ª geração das Terapias Cognitivas e Comportamentais na promoção da saúde psicológicaProf. Dra. Margarida Gaspar de Matos   

 

| REQUISITOS DE CANDIDATURA

O acesso e o ingresso ao curso de pós-graduação são os seguintes:
 
  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico do ISCE;
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  4. Domínio da língua Portuguesa